DestaqueDiário do Rio

80 anos do embarque dos soldados brasileiros para a Segunda Guerra Mundial são homenageados na Praça Mauá, no Rio de Janeiro







Evento em Homenagem aos 80 anos do Primeiro Embarque dos Soldados Brasileiros na Segunda Guerra Mundial


Os 80 anos do primeiro embarque dos soldados brasileiros para a Segunda Guerra Mundial, no dia 2 de abril de 1944, foi motivo de homenagem nesta terça-feira (2). Com a presença do ex-combatente Walfrid de Moraes, de 102 anos, o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o auto da homenagem, o músico dos Paralamas do sucesso e pesquisador, João Barone, inauguram uma placa comemorativa de bronze, na Praça Mauá, no Centro do Rio. A solenidade contou com a participação da Banda dos Fuzileiros Navais.

O secretário da Casa Civil, Lucas Padilha, pediu aos presentes uma salva de aplausos ao pracinha Walfrid de Moraes pela sua importância histórica e na manutenção da paz.

“A mais importante pessoa entre nós, um grande brasileiro que representa exatamente a importância da história do Rio de Janeiro, desse porto, dessa praça para a história do Brasil. Muitos ficaram lá, e outros voltaram para contar a história. Uma história que é geral. O fascínio pelas guerras não é coisa de quem é belicoso, é coisa de quem ama a paz”, disse Padilha.

A homenagem levou o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) às lágrimas por lembrar das muitas cenas tristes que viu nos combates travados na Itália.

A placa tem 70 centímetros de largura por 50 centímetros de altura, e o pedestal onde está instalada tem 1,70 de altura e 1,90 de largura. A obra foi esculpida por Mario Pitanguy com base em fotos antigas e extensa pesquisa iconográfica da época.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo