DestaqueUOL

Prefeitura do Rio cria protocolo de calor com cinco níveis de alerta e medidas preventivas para proteger a população






Prefeitura do Rio de Janeiro adota protocolo de calor baseado em dados científicos

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a administração municipal passará a tomar decisões baseadas em dados científicos e informações concretas. Paes explicou que as gradações de calor serão definidas de acordo com um novo protocolo.

Os protocolos de calor serão divididos em cinco níveis, denominados de NC1 a NC5. Nos três primeiros níveis, haverá troca de informações com a população. Já a partir do nível NC4 e, especialmente no caso do NC5, com temperaturas acima de 44ºC por três dias seguidos, medidas mais drásticas poderão ser adotadas, incluindo a interrupção de atividades e o cancelamento de eventos e shows.
Eduardo Paes

Segundo Paes, a Coordenadoria de Operações do Rio (COR) emitirá alertas à população de acordo com o nível de risco, utilizando os principais meios de comunicação do órgão e da Secretaria de Saúde, como site, redes sociais, aplicativo e demais canais de relacionamento com a imprensa. As temperaturas serão classificadas como altas (36°C a 40°C), muito altas (40°C a 44°C) e extremas (acima de 44°C).

O chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Marcus Belchior, ressaltou que o tema do clima não é novo para a prefeitura. Belchior afirmou que a prefeitura conta com um plano de desenvolvimento sustentável que inclui a gestão de riscos como as ilhas de calor. Ele também recomendou que, em casos de altas temperaturas, as pessoas transfiram suas atividades para áreas sombreadas.

Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, as altas temperaturas representam uma das questões mais críticas para os moradores e visitantes do Rio de Janeiro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo