Operação Terra Fértil: PF desarticula organização criminosa em tráfico internacional de drogas movimentando mais de R$ 5 bilhões.

A ação mobilizou cerca de 280 agentes, que estão cumprindo nove mandados de prisão preventiva e 80 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, como sequestro de bens e bloqueio de contas. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Comarca de Belo Horizonte e estão sendo executados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Goiás.
De acordo com comunicado da PF, as investigações revelaram uma complexa rede criminosa, com conexões com uma conhecida facção do tráfico. O líder do grupo, um narcotraficante internacional, é suspeito de enviar cocaína para países da América do Sul e Central, com destaque para os cartéis mexicanos.
Durante as investigações, foi descoberto que os criminosos utilizavam empresas de fachada para ocultar e dissimular o patrimônio proveniente do tráfico de drogas. Os envolvidos adquiriam imóveis e veículos de luxo por meio dessas empresas, além de movimentar grandes quantias de dinheiro, incompatíveis com seu capital social.
Além disso, foi constatado que alguns dos investigados criavam empresas no ramo de criptomoedas e realizavam transações em atividades não relacionadas ao seu ramo de negócio, indicando uma tentativa de mascarar a origem ilícita dos valores.
A Polícia Federal ressaltou que alguns dos sócios das empresas investigadas não possuíam vínculos empregatícios há anos, e até mesmo teriam recebido auxílio emergencial. A operação Terra Fértil é mais um duro golpe no combate ao tráfico internacional de drogas no Brasil, evidenciando a complexidade e sofisticação das organizações criminosas envolvidas nesse tipo de atividade ilícita.