Desigualdade de gênero no mercado de trabalho é tema prioritário na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20

02/07/2024 – 18:14
Itawi Albuquerque/Câmara dos Deputados
Deputada da Itália, Annarita Patriarca [no telão] defendeu oferta ampla de creches
No dia 2 de julho de 2024, mulheres parlamentares de diversos países se reuniram na 3ª sessão de trabalho da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, fórum do Legislativo do G20, para discutir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. O tema central da sessão foi “Promoção da igualdade, autonomia econômica das mulheres e superação do racismo”.
A coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados, deputada Yandra Moura (União-SE), destacou a desigualdade econômica entre homens e mulheres como uma das principais formas de desigualdade de gênero, afetando desde o combate à violência doméstica até o desenvolvimento econômico sustentável. Ela ressaltou que a divisão desigual do trabalho não remunerado de cuidados é uma das causas dessa desigualdade, com as mulheres dedicando o dobro de tempo que os homens aos afazeres domésticos.
A deputada brasileira alertou para a disparidade salarial, com mulheres recebendo em média 20% menos que os homens no país. Para combater essa desigualdade, o Brasil aprovou uma lei específica no ano anterior ampliando a transparência salarial e reforçando penalidades para empregadores que pagam salários desiguais.
Representantes de diversos países, como Alemanha, Noruega, Portugal, Coreia do Sul, Índia, Arábia Saudita e Cabo Verde, apresentaram propostas e medidas para combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e promover a autonomia econômica das mulheres.
Em um cenário global de lutas por igualdade de gênero, as parlamentares reforçaram a importância de políticas públicas abrangentes para garantir direitos iguais no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.
Felipe Sóstenes/Câmara dos Deputados
Kalpana Saini elogiou a criação de programas de assistência para mulheres agricultoras
Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli