DestaqueUOL

Debate sobre aborto legal é mencionado por Arthur Lira durante encontro com mulheres parlamentares do G20.




Aborto Legal no Brasil

No Brasil, segundo dados oficiais, existem 92 serviços de Aborto Legal em 20 estados do país. Destes, 32 são referenciados pelo Ministério da Saúde, sendo a maioria localizada nas regiões Sul e Sudeste.

O aperfeiçoamento da rede de Aborto Legal seria fundamental para reduzir o sofrimento das mulheres vítimas de estupro. Sem acesso a esse tipo de atendimento, elas são duplamente penalizadas: primeiro pelo agressor e depois pela falta de suporte do Estado.
Conselho Federal de Medicina (CFM)

Grupo de mulheres levaram faixa e cartazes contra PL do Aborto durante evento em Maceió com Arthur Lira
Grupo de mulheres levaram faixa e cartazes contra PL do Aborto durante evento em Maceió com Arthur LiraImagem: Carlos Madeiro/UOL

Presidente da Câmara comenta

Durante uma coletiva de imprensa com mulheres parlamentares do G20, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), declarou que o projeto referente ao Aborto Legal foi mal conduzido e mencionou que a discussão surgiu na Casa após o CFM proibir o uso da técnica de assistolia para interrupção de gravidez, o que complica o procedimento de aborto dentro dos limites legais.

“Na Casa, estávamos debatendo se deveríamos manter ou não o uso desse método para realizar um aborto, já permitido por lei. O objetivo era ratificar ou não uma decisão do STF em relação a uma determinação do CFM. Se um Congresso Nacional não pode discutir questões que estão sendo abordadas em conselhos federais ou no STF, não entendo qual é a sua função.”
Arthur Lira


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo