Beco do Pantera: Rua Marques Rebelo na Lapa se transforma em atração turística com grafites e murais inspirados no Beco do Batman

A transformação da Rua Marques Rebelo em novo ponto turístico da Lapa

Desde janeiro, uma pequena rua da Lapa, na Região Central do Rio, tem se transformado em uma verdadeira atração no bairro boêmio. Trata-se da Rua Marques Rebelo, que, até pouco tempo atrás, encontrava-se em estado de abandono, ligando a Rua da Lapa à região da Praça Paris, já na divisa com o bairro da Glória. Com suas antigas casas abandonadas ganhando vida através de grafites e murais, a rua vem sendo apelidada de “Beco do Batman carioca”, em referência ao famoso beco grafitado na Vila Madalena, em São Paulo.

Para oficializar seu status como um novo ponto turístico e cultural da cidade, a rua foi batizada de “Beco do Pantera”. A iniciativa tem atraído tanto turistas quanto moradores locais, encantados com as obras de arte que transformaram o local em uma grande galeria a céu aberto. Idealizado pelo artista e ativista Shackal, o projeto de revitalização artística se estende desde a Escadaria Selarón, passando pela Rua da Lapa até o Beco das Carmelitas, quase alcançando a Avenida Augusto Severo.



As pinturas apresentam uma mistura de cores e elementos tipicamente brasileiros, destacando-se entre elas os trabalhos de conhecidos artistas de arte urbana como Bragga, Marcelo Ment, André Kajaman, Bella Phame, Juliana Angelino, Bruno Big, Thiago Tarm, Pandro Nobã, Juliana Fervo, Ivan Ninety e Feo Flip. Os artistas envolvidos na recuperação do local começaram a grafitar as paredes do beco antes da pandemia de covid-19 e retornaram após a suspensão das medidas de distanciamento social. A tropa criou uma sede no Beco dos Carmelitas número 09B.
Além de seu apelo artístico, a Rua Marques Rebelo vem se tornando um polo de diversão e gastronomia, localizada próxima ao tradicional Beco do Rato, famoso reduto de samba no Rio.
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp