Agência BrasilDestaque

Aneel aprova redução média de 2,43% nas tarifas da Enel São Paulo e dá dicas para economizar energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (2) uma redução média de 2,43% nas tarifas da Enel São Paulo, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na capital paulista e parte da região metropolitana. A diminuição afetará os clientes de baixa tensão, como residências e pequenos comércios, com uma redução de 2,11%, e os clientes de média e alta tensão, em sua maioria indústrias e grandes comércios, com uma redução de 3,52%.

De acordo com a agência, a redução nas tarifas da Enel SP se deve principalmente à queda nos custos com encargos setoriais e aquisição de energia. A parcela da tarifa repassada à distribuidora também apresentou uma diminuição, contribuindo diretamente para a redução do valor total das tarifas aos consumidores.

A Aneel ressalta que o valor final da conta de energia não é composto apenas pelos serviços de distribuição, mas também por impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão de energia. Em uma fatura de R$100, apenas R$22,7 são destinados à Enel Distribuição São Paulo, sendo o restante referente a custos não gerenciados pela companhia e repassados a empresas de geração, transmissão e aos governos estadual e federal.

Para incentivar a economia de energia, a agência recomenda que os consumidores sejam conscientes no uso de aparelhos como chuveiros elétricos e aquecedores. Também é aconselhável verificar se os eletrodomésticos possuem o Selo Procel de Economia de Energia classe A e optar por lâmpadas LED, que consomem menos energia e têm maior durabilidade.

Com a redução nas tarifas da Enel São Paulo, os consumidores têm a oportunidade de economizar em suas contas de luz e contribuir para a sustentabilidade energética. É importante seguir as orientações da Aneel para um consumo consciente e eficiente de energia elétrica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo