Agência BrasilDestaque

Acidentes fatais com a rede elétrica caem quase 8% em 2023 no Brasil, mas número total de incidentes aumenta em 26 casos

O Brasil apresentou uma redução de quase 8% no número de acidentes fatais envolvendo a rede elétrica no ano de 2023 em comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados pelo presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira, em uma apresentação realizada nesta terça-feira (2). No ano de 2022, foram registrados 250 acidentes fatais, enquanto em 2023 esse número diminuiu para 270, representando uma melhoria significativa nesse aspecto.

Entretanto, apesar dessa diminuição no número de acidentes fatais, o total de acidentes em 2023 teve um aumento de 26 casos em relação ao ano anterior, totalizando 782 registros ao longo do ano. Esses acidentes incluíram não apenas incidentes fatais, mas também lesões graves e leves. De acordo com o levantamento da Abradee, a maioria dos acidentes está relacionada à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutores/equipamentos de energia e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.

Madureira destacou que mais de 50% dos acidentes são causados por interações humanas, como tocar na rede durante obras, realizar serviços próximos à rede ou praticar furtos de energia. Ele ressaltou que roubos de cabos de energia podem levar a acidentes fatais, especialmente quando há contato com redes energizadas. No ano de 2023, foram registrados 21 casos de furtos de condutores, dos quais 21 resultaram em mortes.

Além disso, a campanha nacional de prevenção de acidentes com a rede elétrica foi mencionada como uma das iniciativas que contribuíram para a redução dos casos fatais. O presidente da Abradee ressaltou a importância de conscientizar a população sobre os riscos e promover um comportamento seguro em relação à eletricidade. A campanha deste ano traz o slogan “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica”, e irá utilizar diversas estratégias educativas para alcançar diferentes públicos.

Os acidentes com balões foram destacados como uma preocupação, pois podem representar riscos não apenas para a rede elétrica, mas também para instalações maiores, como subestações. A divulgação dos registros por região mostrou que a Sudeste foi a região com o maior número de acidentes, seguida pelo Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste. Cada vida importa, e o objetivo da Abradee é trabalhar continuamente para reduzir e, idealmente, eliminar os acidentes envolvendo a rede elétrica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo