DestaqueSenado Federal

Senador Eduardo Girão denuncia complexo industrial da censura em pronunciamento no Senado contra interferência do STF e TSE.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) fez um importante pronunciamento nesta segunda-feira (1º) sobre o 1º Fórum da Liberdade de Expressão realizado em Westminster, Londres, organizado pelo renomado jornalista Michael Schellenberger. Schellenberger ficou conhecido por investigar e divulgar os Twitter Files Brazil, um compilado de e-mails trocados por funcionários da plataforma X (antigo Twitter) com autoridades e figuras proeminentes do Brasil, divulgados em abril de 2024. Esses e-mails relacionavam a rede social a investigações conduzidas entre 2020 e 2022. Girão destacou que no fórum, Schellenberger revelou a censura de decisões judiciais no Brasil e o pedido para ocultação de informações pela plataforma.

No evento, foi discutido o complexo industrial da censura, conceito fundamentado em publicações impactantes sobre a investigação do Twitter Files Brazil nos Estados Unidos. Girão ressaltou que graças à ousadia de Elon Musk, foi possível ter acesso a conversas internas entre dirigentes das plataformas, que delineavam o processo de moderação de conteúdo e definição do que deveria ser censurado ou promovido. Esse complexo inclui organizações como a CIA, o FBI, a Open Society de George Soros e a Luminate de Pierre Omidyar, além de outras fundações.

O senador explicou que o “complexo industrial da censura” utiliza métodos psicológicos e tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, para combater a desinformação e discursos de ódio. Ele citou o STF e o TSE como peças fundamentais nesse esquema e apontou um aumento da censura no país após a gestão de Alexandre de Moraes no TSE.

Girão criticou a inação do Senado diante de abusos de autoridade e censura, e reforçou a necessidade de impeachment de ministros do STF, acusando as instituições de interferência política. Ele chamou a atenção do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para a revolta popular contra o STF e pediu apoio à população brasileira em vez de defender os ministros da Suprema Corte.

Diante desse cenário alarmante, Girão destacou a importância de o Senado agir em prol da democracia e da liberdade de expressão, representando os anseios da população e garantindo a proteção contra abusos de poder.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo