
Ministério da Saúde investiga casos de contaminação vertical de Oropouche
A Secretaria de Saúde divulgou recentemente que as análises descartaram outras hipóteses diagnósticas em casos de contaminação vertical de Oropouche. No entanto, a correlação direta entre a contaminação e as anomalias ainda precisa de uma investigação mais detalhada. A Secretaria do Estado de Saúde do Acre está acompanhando de perto o caso.
Este não é um caso isolado, pois a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco emitiu um alerta no dia 24 de julho confirmando duas mortes de fetos infectados com o vírus Oropouche.
Seminário para debater casos de contaminação vertical de Oropouche
Além disso, o Ministério da Saúde informou que criou uma Sala Nacional de Arboviroses e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, está se reunindo com especialistas de sociedades científicas e gestores da área de saúde para discutir as análises sobre a doença.
Devido à gravidade dos casos de transmissão vertical de Oropouche, o Ministério da Saúde irá realizar um seminário científico nacional sobre o tema na próxima semana. Além disso, uma nota técnica será enviada aos estados e municípios com orientações sobre as análises, vigilância e assistência em saúde para gestantes e recém-nascidos com sintomas relacionados ao Oropouche.