DestaqueSenado Federal

Projeto de lei que transforma Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em parque nacional será debatido em audiência pública.




Projeto de lei para transformar Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em parque nacional será debatido em audiência pública

Na tarde desta terça-feira (2), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) promoverá uma audiência pública para discutir o projeto de lei que propõe a reclassificação da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, localizada no litoral norte de Santa Catarina, para parque nacional. O encontro está marcado para as 14h e terá como foco o PL 2.215/2022 (originalmente PL 4.198/2012).

O PL em questão foi apresentado em 2012 pelo então deputado Rogério Peninha Mendonça e Esperidião Amin, que na época era deputado e hoje é senador. A proposta visa alterar a denominação da reserva para Parque Nacional Marinho do Arvoredo.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi a responsável pelo requerimento da audiência, que conta com o apoio da presidente do colegiado, senadora Leila Barros (PDT-DF).

Segundo Tereza Cristina, a criação da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo teve início nos anos 80, quando ambientalistas solicitaram a proteção dos ecossistemas marinhos e a preservação dos estoques pesqueiros da região catarinense. Em 1990, o Decreto 99.142 estabeleceu a reserva.

O projeto pretende transformar a reserva em parque nacional para viabilizar atividades como o turismo e o mergulho, atualmente não permitidos devido às restrições mais rígidas das reservas biológicas em comparação com os parques nacionais.

A audiência terá como objetivo discutir a reinserção de dispositivos que foram suprimidos pela Câmara, os quais são essenciais para a proteção das unidades de conservação. Além disso, representantes de entidades como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estarão presentes para esclarecer questões administrativas.

Entre os participantes confirmados para a audiência estão Bárbara Segal Ramos, professora da UFSC, Iara Vasco Ferreira do ICMBio, a deputada estadual Paulinha e o ex-deputado federal Rogério Peninha Mendonça.

Como participar

Os cidadãos podem enviar perguntas e comentários para a audiência pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As contribuições serão lidas e discutidas ao vivo durante o evento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo