DestaqueUOL

Estudante de veterinária com dor incapacitante encontra novas esperanças para evitar eutanásia na Suíça em meio a tratamentos e doações.






Novas esperanças para estudante com neuralgia do trigêmeo

Novas esperanças para estudante com neuralgia do trigêmeo

Recentemente, a estudante de veterinária Carolina Arruda, 27 anos, que convive com neuralgia do trigêmeo há 11 anos, recebeu duas novas esperanças que mudaram sua perspectiva em relação à busca pela eutanásia na Suíça.

A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio extremamente doloroso que afeta o rosto, causando pontadas e choques intensos. No caso de Carolina, a dor é bilateral. Segundo o neurologista Sérgio Jordy, a intensidade da dor pode variar, podendo chegar a até 200 choques por dia.

Carolina descreve a dor como constante ao longo do dia, geralmente em torno do nível 6, mas que durante as crises pode atingir o nível insuportável de 10.

Uma das esperanças surgiu a partir do neurologista brasileiro Wellerson Sabat e de uma equipe na Argentina, que propuseram uma nova técnica possivelmente cirúrgica para tratar a neuralgia do trigêmeo. Carolina terá uma consulta com Sabat no dia 18 de julho, com custo de R$ 400, e aguarda informações da equipe argentina sobre datas, procedimentos e valores.

A segunda esperança está na Clínica da Dor da Santa Casa de Alfenas (MG), onde Carolina realizará uma consulta online sem custos na próxima segunda-feira.

O caso de Carolina viralizou nas redes sociais, levando a uma arrecadação significativa em uma vaquinha online para pagar a eutanásia na Suíça, uma opção legal nesse país. No entanto, a estudante está avaliando outras possibilidades de tratamento antes de considerar a eutanásia como última alternativa.

Carolina utiliza diversos medicamentos diariamente, incluindo canabidiol, e já passou por várias cirurgias e tratamentos para aliviar a dor. Apesar de enfrentar momentos difíceis, ela mantém a esperança de encontrar um tratamento eficaz para sua condição.

O que é neuralgia do trigêmeo?

A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio que provoca dor intensa na região do rosto, causada por problemas no nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade da face. O nervo trigêmeo tem três ramificações que controlam as sensações faciais e sua disfunção pode ser causada por várias condições, desde má formação até lesões.

Existem diversas formas de tratamento disponíveis para a neuralgia do trigêmeo, incluindo medicamentos, cirurgias e radiocirurgias, que buscam aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Carolina mantém a esperança de encontrar uma solução para sua condição, e encoraja outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes a não desistirem e considerarem todas as opções de tratamento disponíveis.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo