Câmara dos DeputadosDestaque

Presidente da Câmara dos Deputados defende criação de cadeiras efetivas para mulheres no Parlamento durante evento em Maceió







Entrevista coletiva com o presidente da Câmara dos Deputados sobre novas lideranças femininas

01/07/2024 – 12:59

Itawi Albuquerque / Câmara dos Deputados

Benedita da Silva, coordenadora do evento em Maceió, e o presidente Arthur Lira em entrevista

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), concedeu uma entrevista coletiva em Maceió, durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, fórum do Legislativo dos países que compõem o G-20. Lira destacou a importância da criação de cadeiras efetivas no Parlamento dedicadas às mulheres, a fim de possibilitar o surgimento de novas lideranças femininas em todo o país.

Lira enfatizou que não há, atualmente, projetos em tramitação na Casa que visem conceder anistia a partidos que não respeitam a cota de mulheres. Ele defendeu a constitucionalização de cadeiras específicas para mulheres, com um percentual mínimo e aumento gradual ao longo das eleições, como uma alternativa mais eficaz em comparação com cotas de gênero para as candidaturas.

O presidente afirmou: “É importante constitucionalizar cadeiras efetivas, é melhor efetivar cadeiras para que as mulheres preencham com seus méritos, do que se exigir percentual de candidatas. Dessa maneira, estamos fabricando candidatas, cassando chapas inteiras e criando candidatas laranja”.

Benedita da Silva, deputada e coordenadora do evento, ressaltou o objetivo de alcançar a equidade de gênero no Parlamento. Ela destacou a relevância da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que permitirá a discussão de questões de gênero e temas em comum com outros países.

Na busca por mais representatividade feminina no poder, a deputada enfatizou a importância do evento como um avanço no contato com parlamentares de outras nações, defendendo a criação de temas globais como meio ambiente, política do cuidado e a presença de mais mulheres no poder.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Reportagem – Wilson Silveira


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo