
A Polícia Federal investiga a autoria dos focos em propriedades privadas.
São 500 pessoas enfrentando o fogo, oito helicópteros estão sendo utilizados no combate.
Brigadistas e o Ibama estão agindo para identificar os focos e colaborar com a PF na identificação dos suspeitos.
Temos focos de calor que são provocados pela ação humana, que quer dizer desmatamento, aumenta desmatamento, aumenta queimadas. Tanto é que os municípios que mais desmatam são os que mais têm incêndios.
Marina Silva, ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Nesse momento nós identificamos que houve um aumento de umidade, baixa velocidade de ventos, o que faz com que a gente, somando tudo isso à intensa ação dos nossos brigadistas do Corpo de Bombeiros, a gente esteja vendo um resultado que tem sido progressivamente positivo.
Marina Silva
Saber que aquilo acontece em função do desrespeito para com os alertas que vêm sendo dados, e nesse caso a Polícia Federal já está fazendo o indiciamento daqueles que devem ser indiciados, nós já sabemos de onde veio a área de propagação desse fogo, e quando a gente vê aquela cena é o que nos causa tristeza e indignação.
Marina Silva
Policia Federal investiga incêndios criminosos
A Polícia Federal está investigando a autoria dos recentes focos de incêndio em propriedades privadas. A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, relatou que já foram identificados 18 ou 19 focos criminosos e que as pessoas responsáveis por esses atos serão indiciadas assim que forem identificadas.
Em uma operação que envolve 500 pessoas enfrentando as chamas, oito helicópteros estão sendo utilizados no combate aos incêndios. Diversos grupos de brigadistas, incluindo Ibama, ICMBio e Marinha, estão trabalhando juntos para conter as chamas.
Os brigadistas e o Ibama estão atuando para identificar os focos de incêndio e colaborar com a Polícia Federal na identificação dos suspeitos. O plano de ação desenvolvido em conjunto com os governos estaduais proíbe explicitamente o uso de fogo no Pantanal.
A Ministra Marina Silva alerta para a relação direta entre desmatamento e incêndios, citando que os municípios com maior índice de desmatamento são os mais propensos a incêndios. Ela também ressalta a importância da atuação dos brigadistas, que aliada a condições climáticas favoráveis, tem apresentado resultados positivos no combate às chamas.
Diante de um cenário de desrespeito aos alertas e de incêndios criminosos, a Polícia Federal está trabalhando no indiciamento dos responsáveis. Marina Silva demonstra tristeza e indignação diante da propagação do fogo e reforça a necessidade de combater esses crimes ambientais.