Mais de 37 mil famílias no RS estão prontas para receber auxílio de R$ 5,1 mil do governo federal; segunda remessa será paga nesta terça-feira.

Desde o início do programa, já foram aprovadas 92.176 famílias para receberem o auxílio, sendo que 38.244 delas já tiveram o dinheiro depositado em suas contas. O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância do auxílio nesse momento de dificuldade, destacando a orientação do presidente Lula para que o processo de liberação seja o mais ágil possível.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também enfatizou a importância do trabalho contínuo das prefeituras no auxílio às famílias afetadas. Ele destacou que os municípios devem alimentar o sistema constantemente, visando agilizar a liberação do recurso para que as famílias consigam retomar suas vidas.
Até o momento, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já autorizou a liberação de R$ 391,2 milhões para 218 municípios do estado. Além disso, 476 planos de trabalho foram aprovados e o ministério está analisando outros 55 planos de reconstrução para as áreas afetadas pelo desastre.
Com o compromisso de auxiliar as famílias nesse momento desafiador, o governo federal segue empenhado em agilizar a liberação do Auxílio Reconstrução e na reconstrução das áreas destruídas, buscando trazer esperança e apoio para aqueles que foram afetados pela tragédia.