DestaqueUOL

Início da emissão do Registro Geral com CPF integrado na nova Carteira de Identidade Nacional em São Paulo

São Paulo dá início nesta segunda-feira (1º) a um novo procedimento de emissão da primeira via do Registro Geral (RG) por meio da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que passa a contar com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cidadão.

Os interessados em obter o novo documento poderão realizar o procedimento nos postos do Poupatempo e nas unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), ligado à Polícia Civil, mediante agendamento prévio.

Até o momento, cerca de 8,3 milhões de documentos já foram emitidos em todo o país. Vale ressaltar que o antigo RG permanecerá válido até o dia 28 de fevereiro de 2032.

A CIN apresenta um campo único para o nome, sem diferenciação entre nome civil e social, e não inclui a indicação do sexo da pessoa. Além disso, traz um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e checar se o mesmo foi furtado ou extraviado, juntamente com um código internacional conhecido como MRZ (“Machine Readable Zone”, zona legível por máquina em inglês).

Assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a nova documentação pode ser obtida em versões impressa e digital, facilitando a vida dos cidadãos paulistas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo