DestaqueUOL

Rússia e Coreia do Norte ratificam acordo de parceria estratégica global com cláusula de ajuda militar imediata em caso de ataque.

Tratado entre Rússia e Coreia do Norte gera polêmica

Em uma declaração polêmica, o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kim Jong Gyu, afirmou que se o acordo de “parceria estratégica global” entre seu país e a Rússia realmente existe, seria um ato em conformidade com as normas do direito internacional. As palavras de Kim foram divulgadas pela agência oficial de notícias da Coreia do Norte, a KCNA.

Por outro lado, o presidente ucraniano, Zelensky, pediu aos seus aliados ocidentais que punam tanto a Coreia do Norte quanto a Rússia, que são acusadas de fornecer armas ao exército russo. Zelensky ressaltou a necessidade de uma reação firme e baseada em princípios por parte dos líderes mundiais.

Enquanto isso, a Coreia do Sul manifestou sua grave preocupação com a ratificação do tratado e exigiu a retirada imediata das tropas norte-coreanas e o fim da cooperação ilegal. O Ministério sul-coreano das Relações Exteriores emitiu um comunicado nesse sentido.

Na quinta-feira, os deputados russos ratificaram por unanimidade o acordo de parceria com a Coreia do Norte, que foi assinado durante a visita do presidente russo, Vladimir Putin, a Pyongyang em junho. O acordo prevê ajuda militar imediata em caso de ataque a um dos países signatários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo