DestaqueDiário do Rio

Praias do RJ entre as 10 melhores de ranking internacional, com destaque para Itaúna em Saquarema – Diário do Porto




Artigo Jornalístico

Praia de Itaúna, em Saquarema – Foto: Daniel Smorigo

Um levantamento recente realizado pelo Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias (CIF-PLAYAS) revelou que quatro praias no estado do Rio de Janeiro foram classificadas entre as dez melhores em um ranking que abrange 13 países. Em segundo lugar geral ficou a deslumbrante praia de Itaúna, localizada em Saquarema, na Região dos Lagos. Além de Itaúna, as praias Azeda e Forno, em Búzios, na mesma região, e Grumari, na capital fluminense, também marcaram presença no seleto grupo, conforme informações do Diário do Porto.

De acordo com os dados do CIF-PLAYAS, que atribui pontuações de zero a um, Itaúna conquistou a segunda posição com um impressionante índice de 0,943, ficando atrás apenas da praia de Varadero, em Cuba, no trecho próximo ao hotel Meliá Las Antillas, que obteve a pontuação de 0,951.

Os pesquisadores destacaram a beleza natural de Saquarema, suas águas cristalinas e areias finas, que a tornam um importante centro de competições esportivas. A cidade foi louvada por suas “ondas perfeitas” e aclamada como a capital nacional do surfe. Além disso, ressaltaram a acessibilidade de Saquarema por diversos meios de transporte.

Os elogios a Itaúna não pararam por aí. A estrutura da praia, que inclui banheiros adaptados para pessoas com deficiência, quiosques com chuveiros, estacionamentos e bicicletários, foi bem avaliada. A área ao redor da praia também recebeu destaque, pois conta com uma variedade de opções gastronômicas, comércios locais, hospedagem, serviços de saúde e segurança.

No total, 46 avaliadores do CIF-PLAYAS analisaram 123 praias nas Américas, Europa e Oceania. Na mais recente edição do concurso, o Brasil emplacou cinco praias no top 10, com uma delas em Salvador, na Bahia. Cuba completou a lista com outras cinco praias. Os critérios de avaliação incluíram conservação, saneamento, proteção ambiental e estrutura de lazer das praias em questão.

Para chegar ao ranking das melhores praias, os avaliadores do CIF-PLAYAS visitaram diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, entre outros. O CIF-PLAYAS é composto por uma equipe multidisciplinar de oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores, com sedes no Chile, Colômbia e Canadá.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo