Agência BrasilDestaque

Ex-diretora da Americanas tem passaporte apreendido ao chegar no Brasil vinda de Portugal após operação da Polícia Federal.

A manhã desta segunda-feira (1º) foi marcada pela apreensão do passaporte da ex-diretora da Americanas, Anna Cristina Ramos Saicali, pela Polícia Federal (PF). A executiva desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos vinda de Portugal e, atendendo a uma decisão da Justiça, entregou o documento por volta das 7h30, acompanhada de seu advogado.

O retorno de Anna Cristina ao Brasil resultou na sua retirada da lista de procurados da Interpol, uma vez que era alvo de um mandado de prisão que foi convertido em medida cautelar para que não se ausentasse do país. A ex-diretora foi alvo da Operação Disclousure da PF ao lado do ex-CEO do Grupo Americanas, Miguel Gutierrez.

Ambos são investigados por fraudes contábeis que causaram prejuízos bilionários à empresa. Gutierrez, atualmente residindo em Madrid, na Espanha, chegou a ser preso na sexta-feira passada, sendo liberado no dia seguinte. A defesa do ex-CEO afirma que ele não teve participação ou conhecimento das fraudes em questão, colaborando com as autoridades e se manifestando confiança nas investigações.

A Americanas S.A. divulgou no ano passado ter sido vítima de fraudes contábeis no valor de R$ 25,3 bilhões, com manipulação de lucros para diversos fins. Contratos artificiais foram criados, valores foram omitidos, e diversas irregularidades foram encontradas no Balanço Patrimonial da companhia.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes, e as consequências das fraudes causadas na Americanas ainda estão sendo avaliadas. A empresa lamentou o ocorrido e informou que está tomando medidas para reparar os danos causados por essas práticas ilegais. Aguarda-se o desenrolar dos acontecimentos e mais detalhes sobre o desfecho dessa investigação que abalou a reputação da renomada empresa varejista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo