DestaqueUOL

Estados Unidos e Panamá assinam acordo para repatriar migrantes em situação irregular no estreito de Darién.



Acordo entre EUA e Panamá para repatriação de migrantes

Acordo entre Estados Unidos e Panamá para repatriar migrantes em situação irregular

No dia 1º de outubro, Estados Unidos e Panamá assinaram um importante acordo visando repatriar migrantes em situação irregular que atravessam a inóspita floresta do estreito de Darién em direção ao norte. A Casa Branca informou sobre a parceria que pretende lidar com a questão da migração na região.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adrienne Watson, afirmou em comunicado que o governo do presidente americano Joe Biden “apoiará os esforços do Panamá para iniciar a repatriação rápida, segura e humana dos migrantes que carecem de base legal para permanecer no Panamá.” Essas ações têm como objetivo dissuadir a migração irregular e combater o enriquecimento das redes de tráfico de pessoas, especialmente na fronteira entre Estados Unidos e México.

Com a implementação das repatriações ao país de origem, espera-se que haja um fortalecimento do controle migratório na região, trazendo mais segurança para os países envolvidos e desestimulando as práticas ilegais que são prejudiciais tanto para os migrantes quanto para as autoridades locais.

Este acordo representa um passo significativo na cooperação entre os Estados Unidos e o Panamá no combate à migração irregular e ao tráfico de pessoas, mostrando a importância da união de esforços para lidar com desafios transfronteiriços. Espera-se que as ações conjuntas tragam benefícios tanto para os países envolvidos quanto para os migrantes que buscam uma vida melhor.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo