DestaqueSenado Federal

Desafio das doenças raras: Audiência pública debate aplicação de novas tecnologias no tratamento.







Desafio das Novas Tecnologias no Tratamento de Doenças Raras

O desafio da aplicação de novas tecnologias no tratamento de doenças raras será tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), agendada para esta quarta-feira (3) às 14h30.

Foram convidados para a audiência pública as deputadas federais Soraya Santos (PL-RJ) e Rosângela Moro (União-SP); a médica neurologista Samira Luisa Apóstolos Pereira; o médico neurologista Herval Ribeiro Soares Neto; a presidente da Associação Brasileira de Pacientes de Neuromielite Óptica e Doenças do seu Espectro NMO Brasil, Daniele Americano; a presidente da Associação Brasileira de Neuromielite Óptica ABNMO, Cleide de Lima Pires; e o presidente da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras Febrararas, Antoine Daher.

A realização da audiência pública atende a requerimento (REQ 50/2024 — CAS) apresentado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina, e subscrito pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Em sua justificativa, Dr. Hiran alerta para o desafio das doenças raras para a saúde pública e para a necessidade de levar os benefícios das novas tecnologias a todos os pacientes, independentemente de posição social ou localização geográfica. “O surgimento de novas tecnologias oferece uma esperança renovada para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças raras. No entanto, essa área também apresenta complexas questões éticas, sociais e econômicas que exigem debates amplos e abrangentes”, argumenta.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Este artigo foi produzido pela equipe de jornalismo do Portal Notícias Atuais, com o intuito de informar os leitores sobre a relevância da audiência pública sobre novas tecnologias no tratamento de doenças raras.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo