DestaqueUOL

Clientes podem realizar portabilidade gratuita de dívidas no cartão de crédito rotativo a partir de segunda-feira, decreta CMN.

A partir desta segunda-feira (1°), os clientes que possuem dívidas no cartão de crédito rotativo terão a possibilidade de realizar a portabilidade gratuita do saldo devedor de um banco para outro. A medida, aprovada em dezembro do ano passado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, entra em vigor.

Com a nova norma, os clientes poderão verificar se o banco onde possuem a dívida original está disposto a fazer uma contraproposta. Neste caso, a regra estabelece que ao menos uma das contrapropostas seja com o mesmo prazo da proposta oferecida pelo concorrente. “Por exemplo, você vai buscar uma instituição financeira que te ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento, e pedir a ela uma proposta. Com isso em mãos, você pode checar se o banco onde você tem a dívida original quer fazer uma contraproposta”, explicou o BC por meio de suas redes sociais.

Essa iniciativa visa proporcionar aos clientes a possibilidade de encontrar melhores condições de pagamento e taxas de juros mais atrativas, facilitando a renegociação de dívidas no cartão de crédito. Portanto, a partir de agora, os consumidores terão mais liberdade para buscar alternativas que se adequem melhor às suas necessidades financeiras.

Com a implementação da portabilidade gratuita de dívidas no cartão de crédito rotativo, os clientes poderão ganhar maior poder de negociação e mais opções para quitar seus débitos de forma mais vantajosa. Essa medida representa um avanço significativo no mercado financeiro, proporcionando mais transparência e benefícios para os consumidores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo