DestaqueUOL

Ciro chama Lula de “Biden da Silva” em meio a troca de farpas políticas e críticas à administração econômica do Brasil




Artigo sobre embate político







Respondendo a Lula, que disse no final de semana ter herdado do antecessor um governo em ruínas, comparável à “Faixa de Gaza”, Ciro chamou-o de “Biden da Silva”. Anotou nas redes sociais que “seu tempo passou”. Escreveu que Lula perdeu o “contato com a realidade”.











Em resposta, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann disse que não convém aos bolsonaritas ficar “assanhados” com a política de Washington. “Não crie ilusões”, disse Gleisi a Ciro. “O tempo da democracia, da verdade e da justiça nunca passa”.











Alheio às provocações do ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Lula reconheceu nesta segunda-feira, em entrevista a uma rádio da Bahia, que Biden tem “um problema”, pois demonstrou “fragilidade” no debate televisivo com Trump.











Em meio às discussões sobre a substituição do candidato democrata, Lula disse que cabe ao próprio Biden decidir. “Ele que tem que avaliar se está bem”, declarou. “Se ele achar que está em condições, ótimo. Mas se ele não está, é melhor eles tomarem uma decisão.”











Na prática, Lula expôs um dilema que a direita brasileira atribui a ele próprio. Em 2026, o presidente brasileiro, provável candidato à reeleição, terá 80 anos, um a menos que Biden.











A munição do bolsonarismo parte do pressuposto equivocado segundo o qual todos os seres humanos são iguais. A igualdade absoluta, como se sabe, é uma impossibilidade genética. Lula não é Biden. Se tiver saúde e desempenho, será candidato a um quarto mandato.






Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo