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Barra da Tijuca: Concentração Desigual de Eletropostos para Recarga de Carros Elétricos na Zona Oeste do Rio de Janeiro




Barra da Tijuca concentra quase metade das estações para recarga de carros elétricos do Rio

Barra da Tijuca concentra quase metade das estações para recarga de carros elétricos do Rio

Por Redação

A Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio, concentra 46% dos eletropostos (estações para recarga de carros elétricos) da cidade do Rio de Janeiro, de acordo com um levantamento inédito realizado por pesquisadores do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

O estudo apontou uma disparidade na infraestrutura de estações para recarga de carros elétricos e híbridos plug-in na cidade, evidenciando que 125 bairros não possuem nenhum eletroposto, enquanto a Barra da Tijuca conta com 114 dos 250 pontos de recarga públicos e privados da capital. Os dados foram obtidos através do aplicativo internacional PlugShare, que permite aos motoristas localizarem estações de recarga de veículos elétricos, durante o mês de abril.

Destaca-se o trecho entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, na Avenida das Américas, que possui 36 eletropostos, superando importantes rodovias federais do estado do Rio de Janeiro. A concentração de estações de recarga na Barra da Tijuca, segundo Ricardo Soares, coordenador do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da UVA, reflete a cultura automobilística do bairro e a facilidade de instalação dessas estruturas em edifícios modernos e locais com alto poder econômico.

A pesquisa também apontou os dez bairros com maior número de eletropostos, com destaque para a Zona Oeste, seguida pelos bairros da Zona Sul, Zona Norte e Centro do Rio de Janeiro. Rafaela Naegelle, pesquisadora da UVA, ressaltou que a desigualdade na distribuição dos eletropostos limita o acesso à recarga em diversas áreas da cidade e agrava os problemas ambientais.

Diante desse cenário, os pesquisadores sugerem a expansão da rede de recarga de forma estratégica, com parcerias entre o governo e empresas privadas, e o uso de infraestruturas existentes para ampliar a rede sem a necessidade de construir novos locais. A iniciativa, segundo Pablo Vimercati Simas, pesquisador da UVA, contribuiria para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover um futuro mais sustentável para o Rio de Janeiro.

Portanto, a concentração de estações de recarga na Barra da Tijuca evidencia a necessidade de políticas públicas e parcerias que possibilitem a expansão da infraestrutura de eletropostos em outras regiões do Rio de Janeiro, visando incentivar a adoção de veículos elétricos e a transição para um sistema de mobilidade mais sustentável.

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