Câmara dos DeputadosDestaque

Audiência pública discute impacto do desmatamento na Amazônia e alerta para ponto de não retorno até 2050




Audiência pública discute desmatamento na Amazônia

01/07/2024 – 11:37

Bruno Cecim/Agência Pará

Vista aérea de parte da floresta Amazônica no Pará

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados promove na próxima terça-feira (2) uma audiência pública sobre o desmatamento na Amazônia.

O debate atende a pedido dos deputados Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), Airton Faleiro (PT-PA), Célia Xakriabá (Psol-MG), Dilvanda Faro (PT-PA) e Paulo Guedes (PT–MG).

A audiência será realizada a partir das 15 horas, no plenário 12.

Veja quem foi convidado para falar do assunto

Ponto de não retorno
“Até 2050, quase metade da Floresta Amazônica pode entrar num processo de colapso sem chance de recuperação”, afirma Malafaia. O motivo para a catástrofe, acrescenta o parlamentar, vai muito além do desmatamento: o aumento das temperaturas, secas extremas e incêndios. O alerta vem de um estudo liderado por cientistas brasileiros.

“A pesquisa, publicada em fevereiro, estima que, nos próximos 25 anos, de 10% a 47% da Amazônia estarão tão impactados que a floresta pode atingir o chamado ‘ponto de não retorno’ – quando ela perde a capacidade de se recuperar em sua totalidade”, afirma Malafaia.

Além de alertar para os riscos, o estudo aponta caminhos possíveis para uma mudança de cenário.

Da Redação – ND

No próximo dia 2 de julho de 2024, a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados irá promover uma audiência pública de extrema importância sobre o desmatamento na Amazônia. Solicitada pelos deputados Dorinaldo Malafaia, Airton Faleiro, Célia Xakriabá, Dilvanda Faro e Paulo Guedes, o debate visa discutir os impactos ambientais e as consequências do desmatamento acelerado na região.

A audiência terá início às 15 horas e ocorrerá no plenário 12, com a presença de diversos especialistas, pesquisadores e representantes de organizações ambientais. A discussão trará à tona questões cruciais para a preservação da maior floresta tropical do mundo.

Um dos principais temas a ser abordado durante a audiência é o chamado “ponto de não retorno” da Amazônia. De acordo com o deputado Dorinaldo Malafaia, estudos recentes indicam que, se o desmatamento continuar no ritmo atual, até 2050, a floresta poderá entrar em colapso irreversível, devido ao aumento das temperaturas, secas intensas e incêndios recorrentes.

O alerta emitido pelos cientistas brasileiros destaca a urgência de ações efetivas para conter o avanço da degradação ambiental na Amazônia. O estudo aponta caminhos possíveis para reverter esse cenário preocupante e preservar a biodiversidade e os povos que dependem da floresta para sua sobrevivência.

A audiência pública representará um marco na discussão do desmatamento na Amazônia e na conscientização da sociedade sobre a importância de proteger esse patrimônio natural único.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo