DestaqueSenado Federal

Alga Kappaphycus alvarezii: potencial econômico e ambiental em destaque em audiência da Comissão de Agricultura







Comissão de Agricultura e Reforma Agrária discute uso da alga Kappaphycus alvarezii no Brasil

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária discute uso da alga Kappaphycus alvarezii no Brasil

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza, nesta quarta-feira (3), às 15h, uma audiência pública interativa para debater a pesquisa e os diversos usos da alga Kappaphycus alvarezzi no Brasil, bem como seus benefícios a diferentes setores produtivos.

A alga Kappaphycus alvarezii tem se destacado como uma espécie promissora para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. Seu cultivo apresenta um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pela demanda por seus benefícios em diversos setores, conforme destaca o senador Jorge Seif (PL-SC) no requerimento de realização da audiência.

Segundo Seif, a alga pode ser utilizada como bioinsumo na agricultura, promovendo o crescimento das plantas, a qualidade do solo e a resistência a doenças. Na pecuária, pode ser empregada na alimentação animal, contribuindo para o desempenho e saúde dos animais. Além disso, a alga é rica em compostos com propriedades espessantes, gelificantes e emulsificantes, sendo empregada em diversas aplicações industriais. Seu cultivo também auxilia na fixação de carbono e na biorremediação de ambientes marinhos.

Os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Flavio Azevedo (PL-RN) ressaltam os aspectos econômicos, ambientais e sociais relacionados ao cultivo e uso da alga, destacando o potencial para produção de carragenina, demandada globalmente como estabilizante e espessante em diversos produtos.

Convidados

O debate contará com a participação confirmada de diversos especialistas, incluindo representantes da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Solos, Instituto de Pesca de São Paulo, Epagri, Sindicato Rural de Florianópolis e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Como participar

O evento será interativo, permitindo que os cidadãos enviem perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado ou do Portal e‑Cidadania. As opiniões dos cidadãos serão lidas e discutidas ao vivo durante o evento. O Senado oferece uma declaração de participação para atividades complementares, e o Portal e‑Cidadania também recebe feedback sobre projetos em tramitação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo