DestaqueUOL

Tempo nublado e discussões científicas marcam segundo dia da Feira do Livro de São Paulo




Abertura da Feira do Livro em São Paulo

Abertura da Feira do Livro em São Paulo

No domingo, 29 de novembro, a Feira do Livro em São Paulo teve um início mais calmo em comparação ao sábado ensolarado do dia anterior. O clima nublado e frio na praça Charles Miller, na zona oeste da cidade, diminuiu um pouco a movimentação do evento.

O palco principal recebeu Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e colunista da Folha, para uma discussão sobre divulgação científica. Viana estava lançando seu livro “Histórias da Matemática”, publicado pela editora Tinta da China, que traz diversas histórias inspiradas no formato de sua coluna.

Em uma conversa com o repórter da piauí Bernardo Esteves, Viana falou sobre sua intenção de aproximar a matemática da sociedade, buscando fazer com que o leitor se sinta mais confortável com a disciplina ao final de seus artigos.

O autor também abordou os desafios de sua coluna, como a necessidade de evitar o uso de fórmulas complexas e os prazos apertados para a entrega de seus textos. Ele revelou que começou escrevendo aos domingos para publicação às quartas-feiras e agora escreve às terças à tarde.

Viana fez declarações polêmicas durante a conversa, como a afirmação de que Pitágoras não foi o autor do famoso teorema que leva seu nome. Além disso, ele destacou a importância de repensar a suposta “guerra” entre as áreas de humanas e exatas, defendendo a integração e o diálogo entre os campos de estudo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo