DestaqueDiário do Rio

Comunidade do Aço: Lula e Paes inauguram obras em área de baixo índice de desenvolvimento humano no Rio de Janeiro




Inauguração da Comunidade do Aço no Rio de Janeiro

Prefeito Eduardo Paes e Presidente Lula inauguram a primeira fase das obras da Comunidade do Aço

Cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Programa Morar Carioca, no bairro de Santa Cruz. Rio de Janeiro - RJ.
Cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Programa Morar Carioca, no bairro de Santa Cruz. Rio de Janeiro – RJ.

O Prefeito Eduardo Paes e o Presidente Lula inauguraram, neste domingo, a primeira fase das obras da Comunidade do Aço, um dos locais com o menor índice de desenvolvimento humano do Rio de Janeiro. É uma comunidade que nasceu de um assentamento provisório precário que foi feito emergencialmente pelo governo do estado após uma inundação, há 60 anos, e nunca mais foram realocaram as famílias para um local digno.

Construção e Características Residenciais

O empreendimento consiste na construção de 44 blocos de apartamentos com 16 unidades por bloco, totalizando 704 unidades, com previsão de entrega total em maio de 2026. Os apartamentos possuem uma área de 55 m2, 30% maior que uma unidade padrão do programa minha casa minha vida. Além disso, foram utilizadas tecnologias avançadas como o BIM (Building information modelling) para agilizar os projetos.

Certificação Ambiental e Sustentabilidade

Um dos grandes diferenciais do projeto é a busca por certificações ambientais, garantindo eficiência energética, redução do consumo de água e menor impacto ambiental. Os prédios serão certificados com o selo internacional EDGE e com o selo GBC Condomínio, do Green Building Council. A obra também é Carbono Neutra, compensando todas as emissões de Gases de Efeito Estufa.

Impactos Sociais e Econômicos

A obra da Comunidade do Aço visa não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também o desenvolvimento social e econômico da região. O projeto tem o objetivo de proporcionar conforto, segurança e bem-estar aos moradores, além de reduzir custos de vida e impactos negativos para o meio ambiente.

Destaques e Reconhecimentos

O empreendimento da Comunidade do Aço quebra paradigmas ao mostrar que é possível construir habitações populares com certificação ambiental. A obra foi reconhecida por certificações ambientais internacionais e busca atender aos preceitos ESG (Enviroment, Social and Governance), garantindo padrões elevados de qualidade de vida e responsabilidade social.

Considerações Finais

A Comunidade do Aço é um exemplo de inovação e compromisso com a sustentabilidade, demonstrando que é possível promover o desenvolvimento urbano de forma consciente e valorizando o bem-estar da comunidade. Com tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, o projeto se destaca como um modelo de excelência em habitação social.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo