DestaqueUOL

O misterioso e gigantesco organismo fúngico subterrâneo que se alimenta de árvores e pode pesar mais de 200 baleias-azuis

Fungo gigante e mortal: conheça o Armillaria ostoyae

Os organismos fúngicos são compostos por micélios, uma rede de fibras interconectadas que se assemelham a raízes, além do corpo principal do fungo. Além disso, possuem rizomorfos pretos, que lembram cadarços, e são capazes de transportar nutrientes por grandes distâncias sob a superfície, assemelhando-se a raízes de plantas.

O Armillaria ostoyae é uma espécie de fungo que pesa cerca de 35 mil toneladas, equivalente a mais de 200 baleias-azuis, e tem uma idade estimada em torno de 2.500 anos. Os cogumelos que vemos surgindo em árvores ou no solo são apenas o corpo frutífero temporário do organismo fúngico, de acordo com o Museu de História Natural de Utah, nos EUA.

Os fungos do gênero Armillaria são comestíveis, sendo fonte de antioxidantes e possuindo um sabor ligeiramente doce e terroso. No entanto, é importante ressaltar que precisam passar por um preparo adequado antes de serem consumidos, pois não são seguros para consumo cru.

Essa espécie de fungo pode ser encontrada na Europa e em partes da América do Norte e da Ásia. Apesar de ser improvável encontrar parte do Humongous Fungus sobre o solo, ocasionalmente o cogumelo-do-mel pode aparecer na superfície ao redor de troncos de árvores.

Conhecido como “assassino de árvores”, a presença do Armillaria ostoyae pode ser evidenciada pela morte de árvores, uma vez que o fungo se alimenta delas, extraindo nutrientes e levando-as à morte e decomposição.

O Armillaria ostoyae é capaz até mesmo de reabsorver substâncias liberadas pelas árvores no solo, evitando a tentativa de defesa das mesmas e garantindo a continuidade da extração de nutrientes, conforme pesquisa divulgada pelo The New York Times em 2017.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo