DestaqueUOL

Nível do lago em Porto Alegre atinge 3,47 metros e previsão indica cenário acima da cota de alerta nos próximos dias.






Atualização do nível do lago Guaíba

Atualização do nível do lago Guaíba

A última medição realizada pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) na região da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, indicou que o nível do lago subiu de 3,33 metros para 3,55 na sexta-feira (28). Somente a partir da madrugada de hoje começou a apresentar queda, registrando 3,47 metros às 14h15. Esse valor está acima da cota de alerta (3,15 metros) e está apenas alguns centímetros abaixo do nível de inundação (3,60 metros).

Os cenários de previsão apontam que os níveis do Guaíba permanecerão acima da cota de alerta nos próximos dias. O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS divulgou um boletim alertando para a elevação dos níveis devido aos afluentes dos rios e à intensificação dos ventos do sul. No pior cenário, o lago poderia atingir a cota de inundação.

Entretanto, a tendência é de que haja uma redução para um volume abaixo do nível de alerta ao longo da próxima semana. As previsões meteorológicas indicam uma diminuição nas chuvas, não sendo esperado um volume significativo nos próximos 5 a 10 dias.

Além disso, as previsões apontam para uma mudança no padrão dos ventos sobre o Guaíba e a Laguna dos Patos. Após os ventos fortes do sul registrados entre ontem e hoje, a previsão é de que eles mudem de direção e percam intensidade no domingo, não havendo previsão de ventos fortes do sul na semana seguinte. Essa mudança nos ventos é um fator que influencia diretamente no transbordamento do nível do lago.

Porto Alegre: Praia de Ipanema, Zona Sul.
A mudança do sentido do vento indica tendência de recuo no Lago Guaíba.
29/6/2024. pic.twitter.com/yBLkZAG9cG


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo