Agência BrasilDestaque

Equipes da Força Nacional reforçam combate aos incêndios no Pantanal, em Corumbá, Mato Grosso do Sul, para reduzir danos ambientais.

Uma nova equipe da Força Nacional chegou a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, para reforçar as frentes de combate aos incêndios no Pantanal. O efetivo se juntou às equipes locais e estão distribuídos em 13 bases avançadas pelo bioma, atuando em conjunto para conter as chamas que assolam a região.

De acordo com informações do governo do Mato Grosso do Sul, a equipe do Rio Grande do Sul, composta por 42 integrantes, chegou na tarde de sexta-feira (29) e se uniu aos grupos que já estavam na região desde quinta-feira (28), procedentes do Distrito Federal e do Tocantins. Com a chegada desses reforços, agora são 82 homens e mulheres da Força Nacional atuando em Corumbá.

A expectativa com esse aumento no contingente é diminuir o tempo de resposta no combate aos incêndios florestais, que já consumiram 520 mil hectares do Pantanal do Mato Grosso do Sul somente este ano, conforme apontam dados do governo estadual. Desde abril, mais de 400 bombeiros militares locais estão envolvidos nas operações, sob a orientação do Sistema de Controle de Incidentes, sediado em Campo Grande.

Durante uma reunião do Conselhão no Palácio do Planalto, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou que 85% dos incêndios no Pantanal são originados em terras privadas, decorrentes de ações humanas. Segundo a ministra, a situação é agravada pelos efeitos das mudanças climáticas provocadas pelas atividades humanas, gerando anos com eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas e enchentes.

Diante desse cenário preocupante, as ações de combate aos incêndios no Pantanal contam agora com o reforço da Força Nacional, empenhada em conter as chamas e proteger a fauna e flora dessa importante região bioma brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo