
O NHC confirma que Beryl se torna furacão de categoria 1 ao se aproximar do Caribe
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) anunciou hoje (29) que a tempestade tropical Beryl se transformou em um furacão de categoria 1, à medida que se aproxima do Caribe. A formação repentina do fenômeno no oceano Atlântico, próximo à costa da América do Sul, pegou os especialistas de surpresa.
O que aconteceu
Meteorologistas reclassificaram a tempestade no fim da tarde. Os furacões são classificados de acordo com a escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5 e considera a velocidade do vento. Beryl está atualmente na categoria 1, com ventos de 120 km/h. Geralmente, os furacões perigosos são classificados a partir da categoria 3, com ventos superiores a 178 km/h.
O fenômeno se formou em águas quentes do Atlântico. Um alerta de furacão foi emitido para Barbados, Santa Lúcia, Granada e São Vicente e Granadinas, enquanto um alerta de tempestade tropical foi emitido para Martinica, Dominica e Trinidad e Tobago.
A população dessas regiões deve ficar atenta e seguir as orientações das autoridades locais para se preparar para os efeitos do furacão Beryl, que se intensificou rapidamente. O NHC continuará monitorando o fenômeno e fornecendo atualizações sobre sua trajetória e intensidade.