DestaqueSenado Federal

Redução das chuvas na Amazônia preocupa autoridades e população local; Comissão debate medidas para enfrentar estiagem iminente.

Após enfrentar uma séria crise devido à seca, a Amazônia agora se vê diante de mais um desafio com a redução significativa das chuvas e a consequente diminuição dos níveis dos rios. Para debater as medidas adotadas pelo governo federal para minimizar os impactos de uma iminente estiagem na região amazônica, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas realizará uma audiência pública na quarta-feira (3), a partir das 14h.

De acordo com o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), mesmo no período de cheia, 70% do território do Amazonas está enfrentando diferentes níveis de seca, que vão de moderada a extrema, enquanto os outros 30% estão lidando com secas mais leves. Foi o parlamentar quem solicitou a realização da audiência pública.

Leite destaca que a grande seca de 2023 foi uma das mais severas já registradas, agravada pelo aquecimento global, que aumentou a probabilidade desse tipo de evento em 30 vezes. Segundo ele, a estação chuvosa subsequente não foi capaz de reverter completamente a seca em algumas áreas, e as previsões para 2024 indicam que a severidade da estiagem pode se repetir, agravando ainda mais a situação.

Afetados

A situação é especialmente preocupante para as comunidades ribeirinhas, indígenas e todos os habitantes do interior dos municípios da região, que estão enfrentando escassez de água potável, dificuldades de deslocamento e problemas no abastecimento de alimentos.

As altas temperaturas, associadas à forte estiagem, aumentam o risco de incêndios florestais de grandes proporções, ameaçando não apenas os seres humanos, mas também uma das maiores biodiversidades do planeta, tanto em termos de flora quanto de fauna.

No ano de 2023, essas condições extremas resultaram na morte de uma grande quantidade de animais na Amazônia, incluindo mais de cem botos-cor-de-rosa e tucuxis no Lago Tefé, no Amazonas, onde a temperatura da água chegou a atingir os 40º C.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que serão lidos e respondidos ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. Além disso, o Portal e‑Cidadania também recebe opiniões dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo