Presidente Lula cobra reparação da Vale por danos em Brumadinho e Mariana durante evento em Belo Horizonte.

Em entrevista ao jornal mineiro O Tempo, Lula afirmou estar disposto a negociar a dívida da Vale não com o estado de Minas Gerais, mas sim com o povo da região afetada pelos desastres das barragens. Ele destacou a importância de garantir que os moradores recebam indenizações e que o meio ambiente seja recuperado, apontando a postura silenciosa da Vale diante da responsabilidade que tem.
O ex-presidente revelou que cobrou informações sobre o andamento do acordo com a Vale ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo Lula, o ministro informou que o acordo está 90% resolvido e que pretende apresentar detalhes nos próximos dias para finalizar as tratativas e resolver os problemas causados pela mineradora em Minas Gerais.
A postura incisiva de Lula em relação à Vale demonstra sua preocupação com a responsabilidade social das empresas e o compromisso com a justiça para as comunidades afetadas. Suas declarações repercutiram significativamente, colocando em destaque a necessidade de garantir a reparação dos danos causados e a importância de se responsabilizar as empresas por suas ações.