DestaqueUOL

Preço do leite sobe pelo sétimo mês consecutivo, atingindo valor de R$ 2,7114 o litro, segundo dados do Cepea




Artigo sobre o aumento do preço do leite em maio

Aumento do preço do leite em maio preocupa produtores

No dia 28 de maio, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou um novo relatório informando que o preço do leite captado no mês havia subido pelo sétimo mês consecutivo, com uma alta de 9,8% em relação a abril. De acordo com os dados apresentados, o valor do litro de leite chegou a R$ 2,7114 na “média Brasil” do Cepea.

Segundo a análise do Cepea, desde janeiro, o valor pago ao produtor acumula um avanço real de 30,4%, considerando a deflação pelo IPCA de maio. No entanto, mesmo com esse aumento, o preço médio de maio ficou 4,82% abaixo do registrado no mesmo mês do ano anterior, em termos reais.

A alta nos preços é atribuída à menor produção no campo, conforme apontou o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea, que subiu 0,14% de abril para maio, porém acumula uma baixa de 7,7% na parcial deste ano.

Além disso, o avanço da entressafra no Sudeste e Centro-Oeste, juntamente com o atraso da safra no Sul, têm limitado a oferta de leite cru, de acordo com a análise do Cepea. A situação foi agravada pelos impactos das enchentes do Rio Grande do Sul sobre a produção de lácteos no estado e o aumento pontual da demanda devido aos donativos, o que criou especulação e elevou as incertezas no mercado em maio.

Os preços dos derivados também apresentaram altas significativas. O leite UHT, a muçarela e o leite em pó fracionado (400g) subiram 5,1%, 5,9% e 4,5% em maio, respectivamente. A expectativa é de que os preços dos lácteos se mantenham em alta ao longo de junho, porém, nas últimas duas semanas do mês, houve um retorno ao patamar do início de maio, devido ao enfraquecimento do consumo e à pressão dos canais de distribuição.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo