Agência BrasilDestaque

Nova massa de ar polar chega ao Sul do Brasil e provoca geada intensa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A região Sul do Brasil se prepara para enfrentar uma nova massa de ar polar que irá derrubar as temperaturas e promover a formação de geadas fortes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta sexta-feira (28) até o próximo domingo (30), estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná serão os mais afetados por esse fenômeno climático.

A previsão é que as temperaturas fiquem entre 0º e 5º Celsius já na madrugada deste sábado (29), tendo em vista a intensidade dos ventos. Em áreas da campanha e nas serras dos estados mencionados, a expectativa é de temperaturas negativas entre 0°C e -5°C. A passagem da massa de ar polar pode causar chuvas no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, devido à umidade já presente nessas regiões. Além disso, os ventos soprando no litoral gaúcho, na direção oeste a sul, contribuirão para represar o lago Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.

A previsão é que a geada seja ampla e apresente intensidade moderada a muito forte durante o período. No domingo (30), a expectativa é de intensidade forte a muito forte entre as serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho. A Meteorologia não descarta a possibilidade da formação de geadas nas próximas três madrugadas, podendo se repetir na terça-feira (2) e quarta-feira (3).

Dessa forma, é importante que a população da região Sul esteja preparada para o frio intenso e para as consequências que a chegada dessa massa de ar polar pode trazer. Medidas especiais de proteção e precaução devem ser tomadas, especialmente em áreas onde as geadas tendem a ser mais intensas e impactantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo