DestaqueDiário do Rio

Mostra de Teatro na Zona Norte promove espetáculos com temática racial e destaca cultura afro-brasileira em evento gratuito e inclusivo.




Mostra de Teatro na Zona Norte

O projeto Teatro na Zona Norte, que há 5 anos leva arte, cultura e representatividade com metodologia afrocentrada para crianças e jovens do subúrbio do Rio, promove Mostra em homenagem ao Teatro Experimental do Negro e ao reconhecimento do Passinho como patrimônio cultura e imaterial do Rio. O grupo preparou 4 espetáculos com temática racial que ressaltam a diversidade da cultura negra brasileira. De acordo com Graciana Valladares, pedagoga, mestre de artes cênicas e idealizadora do projeto, a exibição é o resultado de pesquisas desenvolvidas pelos alunos no primeiro semestre.

“Cada turma criou uma cena ou um espetáculo que aborda a história do teatro negro no Brasil. As crianças produziram músicas e coreografias com base nas oficinas que participaram durante o semestre. Eles tiveram aulas de Dança Popular com Aeeda Mafalda, Passinho com Gabriel Ribeiro, Produção com Bruno Mariozz e de Maquiagem com Marley Dutra. Eles aprendem teoria e prática. O resultado final é o que veremos no palco. Com certeza eles farão uma apresentação incrível”, relata.

O objetivo do evento é divulgar e valorizar a cultura afro-brasileira através dos talentos da periferia. “Conhecer quem chegou na arte antes de nós é muito importante. Eu só fui conhecer o Teatro Experimental do Negro (TEN) no final da minha graduação. Ver crianças já desde cedo tendo outras referências me deixa muito feliz!”

O projeto já formou mais de 300 crianças. A menina Flor de Lis, 8 anos, é um dos destaques do curso. A jovem foi selecionada para participar do curta-metragem “MO WA”, dirigido por Pedro Braz. Alexandre Silva, 10 anos, participou do filme Rei Davi do Misa Gonçalo. Já Dandara Machado, 15 anos, registrou participação em uma produção de audiovisual internacional. A menina atuou no filme “Praia Formosa”, da diretora carioca Julia de Simone, que foi exibido na 53ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda.

Para o professor Wesley Cabral, a inserção das crianças no mercado artístico é uma conquista e o resultado de muito trabalho. “É muito gratificante ver o crescimento pessoal e profissional dos jovens. A cada estudo, e a cada proposta cênica, vemos o quanto nossos alunos se identificam com a história do TEN – Teatro Experimental do Negro, e eles conseguem relacionar com a história do projeto e com suas vivências. Acredito que as referências pretas que chegaram para compartilhar seus conhecimentos contribuíram bastante nesse processo”, afirma.

Após a apresentação na sede do TZN, o grupo já tem data marcada para a próxima exibição. No dia 10 de agosto, os alunos sobem ao palco do Espaço Ciclomáticos, no centro do Rio. “A ideia é que as crianças se apresentem para a comunidade em seu próprio território e, ao mesmo tempo, conheçam outros espaços culturais, ampliando sua visão e alcançando novos públicos”, conclui Graciana.

Serviço:
Mostra de Teatro da Zona Norte
Quando: Sábado (29/06)
Hora: 10h
Onde: Rua Silva Vale 95, em Cavalcante – RJ.
Ingresso: Gratuito


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo