Agência BrasilDestaque

Júpiter, Marte e Saturno alinhados no céu: fenômeno celestial poderá ser observado antes do amanhecer nos próximos dias

No próximo sábado, dia 29 de junho, antes do amanhecer, um fenômeno astronômico interessante poderá ser observado no céu. Os planetas Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados, juntamente com a Lua. Este alinhamento, conhecido como conjunção, poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais, com o melhor horário sendo um pouco antes do nascer do Sol, olhando para o horizonte Leste.

Rodolfo Langhi, professor e coordenador do Observatório Astronômico da Unesp em Bauru, explicou que o termo “alinhamento” é mais popular do que o termo técnico “conjunção”, sendo um fenômeno que não é raro e nem de grande interesse para a Astronomia, já que os movimentos dos planetas são conhecidos. Ele destacou que Júpiter será o mais brilhante dos planetas nesta conjunção.

O professor usou uma analogia com atletas em uma pista de atletismo para explicar o fenômeno aos leigos. Assim como os atletas se ultrapassam na pista, os planetas também parecem se alinhar ou ultrapassar uns aos outros, dependendo da posição de observação. Neste caso, Júpiter estará mais próximo do horizonte, seguido por Marte e Saturno.

Langhi ressaltou que, após um mês, a configuração dos planetas já será diferente devido ao movimento em torno do Sol. Ele enfatizou que o evento é interessante para o público em geral, podendo despertar a curiosidade das pessoas pela astronomia e pelos estudos astronômicos.

Dessa forma, o alinhamento dos planetas Júpiter, Marte e Saturno, juntamente com a Lua, antes do amanhecer do dia 29 de junho, é uma oportunidade para os observadores aficionados e curiosos da astronomia apreciarem esse fenômeno celeste e refletirem sobre a grandeza e a beleza do universo que nos cerca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo