DestaqueUOL

Equatorial é a única finalista para ser acionista de referência na privatização da Sabesp, confirma governador de São Paulo.




Privatização da Sabesp: Equatorial é a única finalista para ser acionista de referência

Privatização da Sabesp: Equatorial é a única finalista para ser acionista de referência

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou nesta sexta-feira (28) que a Equatorial é a única finalista para ser acionista de referência na privatização da Sabesp. A notícia foi dada em uma videoconferência de Londres, ao lado da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende.

Na quarta-feira (26) foi noticiado que a Equatorial Energia era a única a formalizar uma proposta pela posição de acionista de referência. Esse sócio estratégico terá direito a 15% do capital da Sabesp, um terço do conselho de administração, além do direito de escolher o presidente do conselho e outros executivos.

A Aegea, maior empresa privada de saneamento do país, não entregou a documentação necessária para participar do processo. Tarcísio comentou que é comum em ofertas que vários investidores se manifestem e acabem desistindo por diversos motivos, como questões de controle acionário.

O governo busca um investidor comprometido com a universalização dos serviços da Sabesp. Tarcísio e Natalia destacaram a importância de mais investimentos, melhoria de gestão e estabilidade regulatória para alcançar os objetivos da privatização.

Segundo o governador, a oferta única se deu pelas cláusulas impostas, como a “poison pill”, impedindo a majoritária pela oferta hostil. O estado pretende privatizar a Sabesp em duas etapas, ficando com 18% do capital da empresa.

No último dia 20, o governo impôs a cláusula “right to match”, favorecendo a Equatorial. A lista de interessados em virar acionista de referência era extensa, incluindo Votorantim, Veolia, Cosan e J&F. A falta de competidores não exigirá adaptações no processo.

RAIO-X DA SABESP

Fundação: 1973
Lucro líquido 2023: R$ 3,5 bilhões
Valor de mercado: R$ 57 bilhões
Funcionários: 11.170
Municípios atendidos: 375
População atendida: 28,4 milhões


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo