
Má repercussão
Mídia e analistas americanos avaliam que Biden ‘perdeu’ o debate. O democrata deixou uma imagem oposta à mostrada por Trump, que adotou um tom claro e enérgico, e desapontou até mesmo seus apoiadores. “A atuação de Biden foi decepcionante, não há outra forma de dizer isso”, admitiu Kate Bedingfield, ex-diretora de comunicação da Casa Branca durante os primeiros anos do governo democrata.
Participação ligou um alerta em alas do Partido Democrata. Alguns aliados temem que o desempenho do presidente possa afundá-lo nas pesquisas eleitorais e já começam a falar em uma possível substituição. “Estamos ferrados”, disse à ANSA um integrante do partido, sob a condição de anonimato.
Biden avaliou desempenho de forma positiva: ‘Fomos bem’. “É difícil debater com um mentiroso. [O jornal] The New York Times apontou que ele mentiu 26 vezes”, disse o presidente. As declarações foram feitas a repórteres em uma unidade da Waffle House nos arredores de Atlanta, na Geórgia, onde Biden esteve com a primeira-dama Jill.
Como foi o debate
Biden, 81, e Trump, 78, não apertaram as mãos ao se dirigirem aos pódios. Não havia público ao vivo e os microfones eram desligados enquanto o outro falava — regras acordadas pelos dois lados.
Após o último debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, a repercussão não foi tão positiva para o candidato democrata Joe Biden. A mídia e analistas americanos avaliaram que Biden ‘perdeu’ o debate, deixando uma imagem oposta à mostrada por Trump. Enquanto o presidente adotou um tom claro e enérgico, Biden desapontou até mesmo seus apoiadores.
A ex-diretora de comunicação da Casa Branca durante os primeiros anos do governo democrata, Kate Bedingfield, admitiu que a atuação de Biden foi decepcionante. A participação do candidato democrata ligou um alerta em alas do Partido Democrata, com alguns aliados temendo que o desempenho de Biden possa afundá-lo nas pesquisas eleitorais. Já surgem rumores de uma possível substituição, com um integrante do partido chegando a dizer que “estamos ferrados”.
Enquanto isso, Biden avaliou seu desempenho de forma positiva, afirmando que “fomos bem” no debate. O presidente ainda criticou Trump, alegando que é difícil debater com um mentiroso e citando um artigo do jornal The New York Times que apontou 26 mentiras do presidente.
No debate, Biden, de 81 anos, e Trump, de 78, não apertaram as mãos ao se dirigirem aos pódios. Não havia público ao vivo e os microfones eram desligados enquanto o outro falava, seguindo as regras acordadas pelos dois lados.
Agora, resta aguardar para ver como essa má repercussão afetará a campanha de Biden e se haverá alguma reviravolta no cenário político dos Estados Unidos.