Auxílio Reconstrução chega a mais 61,6 mil famílias gaúchas afetadas pelas chuvas, totalizando R$ 510 milhões pagos pela Caixa.

Uma das facilidades do Auxílio Reconstrução é que os beneficiários não precisam se preocupar em abrir uma conta para receber o valor. A Caixa realiza a identificação se o responsável familiar já possui uma conta corrente ou poupança no banco e, automaticamente, realiza o crédito na conta escolhida. Caso o beneficiário não tenha uma conta, o banco se encarrega de abrir uma Poupança CAIXA Tem de forma automática, que pode ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem.
Para que o Auxílio Reconstrução seja liberado, é necessário seguir algumas etapas. Primeiramente, as prefeituras cadastram as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviam os cadastros para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Após esse procedimento, o responsável familiar acessa o site do Auxílio Reconstrução, realiza o login com a senha do portal Gov.Br e confirma o cadastro.
Os dados são então cruzados pela Dataprev, que envia à Caixa a folha de pagamentos de forma escalonada, à medida que as famílias são cadastradas e confirmadas. O banco realiza o crédito em conta para o beneficiário em até dois dias úteis após o recebimento da folha.
A Caixa destaca que, caso o beneficiário já tenha conta corrente ou poupança no banco, ela será utilizada para o crédito do benefício, podendo ser movimentada com o cartão da conta ou de forma digital pelo Internet Banking da Caixa. Caso não tenha conta, a abertura é feita pelo banco no Aplicativo Caixa Tem, permitindo compras em estabelecimentos, transferências via Pix e pagamento de contas.
A recomendação da Caixa é que o beneficiário só se dirija a uma agência em último caso, quando estiver sem acesso ao aplicativo Caixa Tem e sem cartão para realizar movimentações. O objetivo é garantir a segurança e comodidade dos beneficiários durante o recebimento do Auxílio Reconstrução.