DestaqueSenado Federal

Audiência pública discute desafios do ensino superior privado no Brasil em evento da Comissão de Educação e Cultura.




Audiência pública sobre ensino superior privado no Brasil

Audiência pública sobre os desafios do ensino superior privado no Brasil

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal promove, nesta terça-feira (2), a partir das 14h, uma audiência pública interativa para discutir os desafios e perspectivas do ensino superior privado no país. O evento marcará os 35 anos da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup).

O debate foi solicitado pelo presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR), por meio do requerimento (REQ 57/2024 – CE). Entre os convidados confirmados estão dirigentes da Anup, como a presidente Elizabeth Guedes, o vice-presidente Juliano Griebeler, os tesoureiros Claudemir Souza e Francisco Carlos d’Emílio Borges, e a primeira-secretária Cláudia Andreatini.

A Anup é uma associação que representa gestores de universidades, faculdades e centros universitários privados, que juntos atendem a mais de 5 milhões de estudantes de ensino superior no Brasil. Dados do Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Inep no ano passado, mostram que quase 80% dos alunos de ensino superior estudam em instituições privadas.

Segundo o senador Arns, a Anup foi criada em 1989 por reitores de diversas instituições que sempre acreditaram no ensino superior como um meio de desenvolvimento nacional. Ele destaca a importância da rede particular de ensino superior no Brasil, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para a democratização do acesso à educação.

Como participar

O evento será interativo, permitindo que os cidadãos enviem perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As perguntas serão respondidas ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado oferece uma declaração de participação que pode ser utilizada como atividade complementar em cursos universitários. O Portal e‑Cidadania também permite que os cidadãos expressem suas opiniões sobre projetos em tramitação no Senado e sugiram novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo