Agitos no Arco do Triunfo: Paris dá boas vindas à Paralimpíada

A instalação dos Agitos no Arco do Triunfo, a uma altura de 44 metros, acontece apenas três semanas após os Anéis Olímpicos terem sido exibidos na Torre Eiffel. Esse gesto simbólico demonstra a importância e o prestígio dos Jogos Paralímpicos, que estão cada vez mais em destaque.
Os Agitos foram criados em 2003 para representar o lema paralímpico “espírito em movimento”, com a palavra “agito” em latim significando “eu me movo”. As linhas assimétricas e as cores azul, vermelha e verde do símbolo representam a diversidade e união dos atletas de todo o mundo na competição.
Tony Estanguet, presidente dos Jogos Paris 2024, expressou seu orgulho em ver os Agitos Paralímpicos no topo do Arco do Triunfo, destacando a importância de Paris como o primeiro país-sede a exibi-los simultaneamente com os anéis Olímpicos. A cerimônia de abertura promete ser inesquecível, com a Avenida dos Champs Elysées se transformando na Avenida dos Jogos Paralímpicos.
Em edições anteriores da Paralimpíada, os Agitos ocuparam locais icônicos como a Tower Bridge em Londres 2012, a Praia de Copacabana no Rio de Janeiro 2016 e a Baía de Tóquio em Tóquio 2020. Com a aproximação do evento em Paris, a expectativa e empolgação dos atletas e fãs de todo o mundo só aumentam.