Agência BrasilDestaque

29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio terá como tema “Somar para Fortalecer” e abordará diversidade, cidadania e sustentabilidade.

A 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio terá como tema “Somar para fortalecer” e acontecerá no dia 24 de novembro na praia de Copacabana. A divulgação foi feita em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Segundo a organização, o evento abordará questões relacionadas à diversidade, cidadania LGBTI+, sustentabilidade ambiental e responsabilidade com o planeta.

Organizada há quase três décadas pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, a Parada do Rio é considerada a primeira do Brasil e tem como objetivo principal a luta por direitos iguais, combatendo a intolerância, o preconceito e o ódio.

Neste ano, diante de desastres ambientais como as cheias no Rio Grande do Sul, a sustentabilidade também será um tema abordado. O Grupo Arco-Íris destaca a importância da mobilização de diversos segmentos sociais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma agenda global que visa promover o desenvolvimento social, proteção ambiental e prosperidade econômica em todo o mundo.

O presidente do Grupo Arco-Íris e coordenador geral da Parada, Cláudio Nascimento, ressalta a relevância da escolha do tema, destacando a necessidade de mobilização da comunidade e cobrança por políticas públicas em prol dos direitos LGBTI+. Ele enfatiza que ao longo das edições do evento, sempre foram abordados temas politizados e que conseguiram atrair a atenção da população em geral.

Com quase 30 anos de existência, a Parada do Rio é um marco para a visibilidade de diversas identidades, como lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo, assexuais, entre outras. Nascimento relembra a importância de ocupar as ruas desde 1995, rompendo com a invisibilidade e o silêncio impostos à comunidade LGBTI+ na época, e trazendo à cena pública o afeto e a diversidade.

A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio se consolida como um evento de resistência, luta por direitos e celebração da diversidade, promovendo a inclusão e o respeito às diferentes formas de amar e ser no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo