DestaqueSenado Federal

Subcomissão para acompanhar políticas de Educação de Jovens e Adultos será instalada na quarta-feira no Senado







Subcomissão para acompanhar as políticas de Educação de Jovens e Adultos será instalada no Senado

Na próxima quarta-feira (3), às 14h, será instalada no Senado a Subcomissão Permanente para acompanhar as políticas de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja). Durante sua primeira reunião, a subcomissão elegerá seu presidente e discutirá o plano de trabalho inicial.

O novo colegiado do Senado foi criado a partir da aprovação do requerimento (REQ 50/2024 – CE) da Senadora Janaína Farias (PT-CE), dentro da Comissão de Educação e Cultura (CE), presidida pelo Senador Flávio Arns (PSB-PR).

A Ceeja é composta por cinco senadores e cinco suplentes. Além de Janaína Farias, integram o novo colegiado como titulares as senadoras Jussara Lima (PSD-PI) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Como suplentes, já constam os senadores Cid Gomes (PSB-CE), Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Teresa Leitão (PT-PE). Ainda existem duas vagas titulares e uma suplente em aberto.

A senadora destacou a importância da criação da Subcomissão, afirmando que o monitoramento das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos é essencial para garantir a implementação e avaliação adequadas das ações governamentais.

Analfabetismo e exclusão

No requerimento, Janaína Farias apresentou dados do Censo Demográfico de 2022 do IBGE, que revelam que 7% da população brasileira, correspondendo a 11,4 milhões de pessoas, são consideradas não alfabetizadas. Além disso, há outros 68 milhões de pessoas, público-alvo da EJA, que estão fora do ambiente escolar.

“A alfabetização não é apenas um conhecimento fundamental para a comunicação e a compreensão do mundo; é também um pilar indispensável para a inclusão social e a cidadania plena”, ressaltou a senadora Janaína Farias.

Justiça social

A EJA contribui para a justiça social e a coesão nacional, além de aumentar a produtividade e competitividade do país. Acessar a educação também melhora o acesso à saúde, higiene, nutrição e prevenção de doenças, segundo a senadora.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade oferecida tanto pela rede pública quanto por escolas privadas, destinada a jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos que não completaram a educação básica. Além disso, cursos de EJA também são disponibilizados online.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo