DestaqueUOL

Presidente Lula cogita anistia para envolvidos em ataques de janeiro de 2023, mas ressalta cautela na decisão, em entrevista à rádio.




Presidente Lula admite possibilidade de anistia para envolvidos em ataques golpistas

Presidente Lula admite possibilidade de anistia para envolvidos em ataques golpistas

No dia 27 de janeiro, o presidente Lula do Partido dos Trabalhadores (PT) fez uma declaração surpreendente ao admitir a possibilidade de uma anistia no futuro para os envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. No entanto, ressaltou que é necessário aguardar a conclusão das investigações antes de tomar uma decisão. Em entrevista à rádio Itatiaia, Lula afirmou: “Precisamos terminar de apurar todas as denúncias do 8 de janeiro. Quando tiver todo mundo processado, ou livre de processo, aí tudo bem, podemos perdoar pessoas que estão presas há muito tempo. Anistia é para isso”.

A proposta de anistia tem sido defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por seus aliados no Congresso. Lula também ressaltou que durante a ditadura militar no Brasil, ele lutou pela anistia e não vê problema em considerá-la novamente, desde que haja um processo justo e transparente: “não sabemos sobre todos que praticaram o golpe. É preciso que a sociedade saiba quem tentou dar o golpe nesse país”, afirmou.

Além disso, o presidente afirmou que deseja o retorno dos envolvidos nos ataques do 8 de janeiro que fugiram para a Argentina. Segundo ele, mais de 65 pessoas estão no país vizinho, sendo que 30 ou mais estão condenadas. O governo argentino compartilhou com o Brasil uma lista com cerca de 60 foragidos, alertando que alguns já haviam deixado o país.

Essas informações chegaram após o Brasil enviar uma lista de 143 condenados pela invasão às sedes dos três Poderes que estavam foragidos, com o objetivo de confirmar se estavam na Argentina. A situação levanta questionamentos sobre a segurança na fronteira e a necessidade de cooperação entre os países para combater o crime e garantir a justiça.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo