DestaqueUOL

Presidente Lula admite falta de sucessor para 2026, provocando Bolsonaro e deixando dúvida sobre candidatura aos 81 anos.






Lula admite falta de sucessor para 2026

Sutilmente, o presidente admite que falta um sucessor para representar seu legado. Com um governo que está começando a retomar popularidade, o presidente tem enfrentado o mesmo problema que enfrentou no primeiro governo e o levou à ex-presidente Dilma Rousseff (PT): um nome popular e natural.

Lula disse que “é cedo” para decidir e que se considera “em pleno estado de saúde”. “Mas eu não vou levar o povo brasileiro a cometer um erro. Temos muita gente para ser candidato, não precisa ser eu”, completou.

Ainda assim, na contramão, ele não deixou de provocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu vou mostrar para ele [Bolsonaro] que quem está na presidência só perde uma eleição se for incompetente”, declarou. O ex-presidente está inelegível para 2026.

Idade e dúvida sobre sucessor para 2026

Lula terá 81 anos nas eleições de 2026. De um lado, ele diz se considerar “jovem aos 78 anos de idade”; do outro, tenta mostrar cautela para não queimar largada. “Não posso discutir minha candidatura agora. Já fui abençoado a ter três mandatos”, disse.

Sutilmente, Lula admite uma questão que preocupa o PT: ele não tem sucessor. O partido avalia que, mesmo que a economia siga engrenando, nomes como os dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) ou Rui Costa (Casa Civil) não têm, ainda, força política para ganhar uma eleição nacional.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo