DestaqueUOL

Lula expressa incerteza em relação a possível retorno de Trump à presidência dos EUA em entrevista à Rádio Itatiaia.






Lula comenta eleição nos EUA

Em relação a Trump, Lula disse não saber o que esperar caso o republicano volte a presidir os Estados Unidos. As declarações foram dadas hoje, durante entrevista à Rádio Itatiaia.

“Acho que o Biden é a certeza que os Estados Unidos vão continuar respeitando a democracia. O Trump já deu aquela demonstração quando ele invadiu o Capitólio que não é uma coisa correta de se fazer. Ele fez lá e incitou um pouco a fazer aqui o golpe no 8 de Janeiro. Então, como democrata, eu estou torcendo para que o Biden saia vitorioso. Eu já conheço o Biden, já tenho uma relação com os Estados Unidos, uma relação sólida.”
Presidente Lula, sobre a eleição americana

“Se o Trump ganhar, a gente não sabe o que ele vai fazer. Porque ele fala muito. Ele chegou a dizer que se algum país quiser escapar do dólar como moeda de referência ou comercial, ele vai punir o país. Ele não é presidente do mundo. Então essas pessoas que fazem muitas bravatas eu sinceramente não gosto, não acho que é bom na política.”
Presidente Lula

Lula já se encontrou com Biden algumas vezes neste terceiro mandato. A relação entre ambos já vem de quando o americano foi vice-presidente de Barack Obama ao mesmo tempo em que Lula estava no final de sua segunda gestão.

Trump é representante da direita e estreitou laços com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As principais pesquisas americanas mostram que ele está tecnicamente empatado com Biden.

Em abril, Trump foi condenado por tentar comprar o silêncio de uma atriz pornô que poderia prejudicá-lo na eleição de 2016, o que não o impede de concorrer novamente em novembro. Ele também é investigado por incitar a invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo