Agência BrasilDestaque

Brasil fecha maio com saldo positivo de 131.811 empregos formais, aponta Novo Caged; RS tem queda de 22.180 postos.

No mês de maio, o Brasil encerrou com um saldo positivo de 131.811 empregos com carteira assinada, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Este número representa um aumento significativo em relação ao mês anterior, mas ainda está abaixo do registrado no mesmo período de 2023.

No entanto, vale ressaltar que o estado do Rio Grande do Sul enfrentou grandes desafios devido às enchentes que atingiram a região em maio, afetando diversos setores econômicos e resultando na queda de 22.180 mil postos de trabalho. Mais de 350 municípios gaúchos apresentaram saldo negativo na geração de empregos, refletindo principalmente na indústria, comércio, agropecuária e setor de serviços.

Diante desse cenário desafiador, o ministro Luiz Marinho destacou a importância de monitorar de perto a situação no Rio Grande do Sul e se mostrou otimista com a possibilidade de recuperação econômica a partir da retomada das atividades na construção civil para reconstrução de habitações e equipamentos públicos.

A nível nacional, os cinco principais setores da economia brasileira apresentaram um saldo positivo em maio, com destaque para o setor de serviços que liderou com a abertura de 69.309 novos postos de trabalho, seguido pela agropecuária, construção, indústria e comércio. O estoque total de vínculos celetistas ativos também teve um aumento em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano e nos últimos 12 meses, os números de admissões e desligamentos refletem um saldo positivo no mercado de trabalho brasileiro, demonstrando uma tendência de crescimento e estabilidade. Apesar dos desafios enfrentados em algumas regiões do país, os dados apontam para uma recuperação gradual do emprego e da economia como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo