Abertura das comemorações pelos 200 anos da Confederação do Equador em Pernambuco conta com presença de senadora e programação intensa
Na próxima terça-feira (2), às 16h, terá início as celebrações pelos 200 anos da Confederação do Equador em Pernambuco. O evento está programado para acontecer no Centro Cultural Eufrásio Barbosa, em Olinda, e contará com a presença da senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da comissão temporária do Senado responsável por coordenar as atividades em homenagem a esse bicentenário.
No dia seguinte, quarta-feira (3), haverá uma série de palestras no Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico do Estado, em Recife. Dentre elas, destaca-se “Personagens da Confederação do Equador no Ceará”, apresentada por Júlio Lima Verde Campos de Oliveira às 9h. O dia ainda contará com outras palestras sobre o tema, finalizando às 15h30 com o descerramento de um painel comemorativo e um coquetel.
Os membros da comissão dedicarão os dias 1º e 2 para realizar uma pesquisa de material iconográfico e documentação na Vila Digital da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.
Comissão e história
A Comissão Temporária em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador foi instituída por meio do Requerimento 752, de 2023, e seguirá ativa até março de 2025. Além da senadora Teresa Leitão, o grupo é composto pelos senadores Humberto Costa, Fernando Dueire, Jussara Lima e André Amaral. O principal objetivo da comissão é planejar e coordenar as atividades em torno desse bicentenário.
O movimento revolucionário teve início em 2 de julho de 1824 no Nordeste do Brasil, começando em Pernambuco e se espalhando rapidamente para outras províncias. Defendendo um regime republicano, a Confederação do Equador foi duramente reprimida pelas tropas imperiais, resultando na condenação à morte de diversas lideranças, incluindo Frei Caneca, um dos heróis do movimento.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)